terça-feira, 4 de maio de 2010

Porque o gosto dos doces fica ruim depois de escovarmos os dentes?

Já perceberam que depois de escovarmos os dentes alguns alimentos ficam com o gosto estranho? Porque isso acontece? Segue o texto sobre mais uma curiosidade de Odontologia!




Isso acontece por que as pastas de dentes têm um componente chamado Lauril Sulfato de Sódio (LSS), que é nada mais que um detergente. É o LSS que faz a limpeza e a espuma durante a escovação,além de dissolver os fosfolipídeos, responsáveis por conduzir o impulso nervoso das sensações – no caso, a de gosto.

Ele ”confunde” as papilas gustativas presentes na língua, impedindo que as substânica com gosto doce interajam com seus respectivos receptores. Como os receptores para o gosto doce estão ocupados, quando você comer um chocolate, a língua vai identificar apenas as características amargas, azedas e salgadas do chocolate. Essa sensação também é chamada de “falso diet”, pois o açucar não é sentido, porém está presente.
“Não há estudos que provem definitivamente que o LSS tem mesmo esse efeito de `apagar o doce`”, afirma Jaime Cury, professor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp. “Na pasta de dentes há outras substâncias, como os aromatizantes, que também atordoam os receptores de gosto.”

Fonte: Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário