quinta-feira, 27 de maio de 2010

Os cuidados que as grávidas devem tomar com os dentes


Que é necessário cuidar da higiene e da saúde bucal a maioria das pessoas já sabe. Mas e as grávidas? Sempre bate aquela dúvida em relação aos cuidados que a gestante deve tomar com seu corpo e com a saúde dos dentes.

As grávidas podem ou não fazer tratamentos dentários? O que a gravidez muda nos dentes? Na verdade, os cientistas não conseguiram provar a existência de alguma alteração nos dentes das grávidas, como por exemplo, a perda do cálcio e o conseqüente enfraquecimento da estrutura dental.

Porém, já foi comprovado que ocorrem mudanças hormonais nas novas mamães no período de gestação, as quais influenciam a saúde bucal. Muitas mulheres acreditam que por estarem grávidas não podem ir ao dentista. Pelo contrário: elas podem e devem freqüentar o dentista na época de gestação.

A única contra indicação são para os procedimentos que necessitam de anestesia, ou que causam estresse e dor. Porém, isso é só durante os três primeiros meses de gravidez. Esses procedimentos, que podem ser adiados, devem ser realizados no segundo trimeste da gravidez.

No último trimeste da gravidez, a posição na cadeira do dentista pode ser desconfortável, mas não existe contra-indicação. Não há restrições para os tratamentos dentários em gestantes, mas é importante estar sob os cuidados de um dentista informado sobre quais substâncias usar em uma paciente grávida.

fonte: www.cfo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário